segunda-feira, 9 de junho de 2008

Mitsubishi Model A

O Mitsubishi Model A foi o único automóvel construído pela Mitsubishi Shipbuilding Co. Ltd, um membro da Mitsubishi Keiretsu, que viria a ser no futuro a Mitsubishi Motors e foi a primeira serie de veículos a serem fabricados no Japão.

Foi a Brainchield de Koyata Iwasaki, o quarto presidente da Mitsubishi e sobrinho do fundador Yataro Iwasaki, que previa o vasto potencial de veículos motorizados, bem como o papel que poderiam desempenhar no desenvolvimento económico do Japão. Previsto como um veículo de alto luxo para funcionários do governo e altos executivos, o Model A teve de ser fiável, confortável e uma amostra de artesanato Japonês.

O Model A tinha como base o Fiat Tipo 3

A sua produção era cara e acabou por ser construído à mão, com uma cabina feita de lacada branca cipreste. Foram fabricados apenas 22 unidades. Ele não podia concorrer com os Americanos mais baratos assim como a concorrência europeia.

A produção da Mitsubishi foi interrompida após quatro anos. Concentrando-se então na sua bem sucedida Fuso, que fabricava veículos comerciais e o Model A seria o último automóvel da empresa do sector auto de passageiros até ao Mitsubishi 500 de 1960.

Produção:

1917 > 1921


Carroçaria:

Nº de portas: 4


Dimensões e pesos:

Distancia entre eixos: 2.72m

Largura: 1.62m

Altura: 2.40m

Comprimento: 3.83m

Peso: 1315Kg


Motores:

2765cc – 35cv

Refregiração: Água

Localização do motor: Frente


Galeria:









Sem comentários: