domingo, 1 de junho de 2008

Mitsubishi 500 A10


O Mitsubishi 500, foi o primeiro automóvel de passageiros a ser produzido logo após à Segunda Guerra Mundial pela Shin Mitsubishi Heavy Industries, Ltd, uma empresa que se viria a tornar a Mitsubishi Motors e foi apresentado em 1959 no Salão de Tokyo.

Disponível a partir do ano de 1960, era alimentado por um motor traseiro refrigerado a ar de 493cc de dois cilindros e com apenas um carburador. Debitava 21cv às 5000 rpm, tinha uma caixa manual de três velocidades e puxava ás rodas traseiras.

Os travões eram de tambor e a suspensão era independente às quatro rodas, para que superasse as difíceis condições do asfalto Japonês da época, com alguma suavidade e controlo para o condutor. O Chassis era um monobloco para suportar os quatro passageiros como estava previsto no projecto.

Devido ao seu sucesso de vendas, o Mitsubishi 500 recebeu em 1961 um motor de 594cc com 25cv e é conhecido como Mitsubishi 500 Super DeLuxe. Esta nova versão foi o suficiente para que ele entra-se no mundo das corridas.

O Mitsubishi 500 ganhou as três primeiras posições da Classe A, de carros movidos por propulsor menores que 750cm3, no Grande Prémio de Macau em 1962 e que marcou a entrada da Mitsubishi no mundo da competição automóvel. Foi a sua maior conquista fora do mercado Japonês.


Produção:

1960 > 1962


Carroçaria:

Sedan


Nº de portas:

2


Dimensões e pesos:

Distancia entre eixos: 2.06m

Largura: 1.39m

Altura: 1.38m

Comprimento: 3.14m

Peso: 490Kg


Motores:

500: 493cc NE19A – 91cv

600: 594cc NE35A – 95cv

Refregiração: Ar

Localização do motor: Atrás


Transmissão:

Velocidades: 3 – manual

Diferencial: Traseiro


Galeria:




























500 Super DeLuxe




















































Sem comentários: